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Conhecimentos Pedagógicos - Parte IXX Empty Conhecimentos Pedagógicos - Parte IXX

Dom 14 Jan 2024, 6:43 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte IXX

01 - Emilia Ferreiro, no livro Reflexões sobre Alfabetização, faz a seguinte observação: “A distância da informação que separa um grupo social de outro não pode ser atribuída a fatores puramente cognitivos. Esta distância diminui quando o que está em jogo é o raciocínio da criança; aumenta quando se necessita contar com informações precisas do meio. Na verdade, o sistema de escrita tem um modo social de existência. Se bem que não seja necessário contar com uma informação especial para se aprender uma atividade tão natural como a de marcar (deixar traços sobre qualquer tipo de superfície), e embora essas marcas estejam longe de constituir escritas em sentido exato, é imprescindível que a informação seja socialmente transmitida para chegar a compreender ações tão pouco ‘resultativas’ quanto a

(A) escrita.
(B) fala
(C) alfabetização
(D) leitura.

02 - Jussara Hoffamann, em seu livro Avaliação Mediadora, sustenta que “Investigar tarefas avaliativas exige a interpretação das respostas dos alunos em termos da natureza dos erros cometidos para o planejamento de

(A) intervenções coerentes.
(B) recuperação paralela.
(C) avaliações diagnósticas.
(D) avaliações mediadoras.

03 - No livro Avaliação da Aprendizagem Escolar, Cipriano Luckesi afirma o seguinte: “Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento; com a função diagnóstica, ao contrário, ela constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência etc. Como diagnóstica, ela será um momento dialético de ‘senso’ do estágio em que se está e de sua distância em relação à perspectiva que está colocada como ponto a ser atingido à frente. A função classificatória subtrai da prática da avaliação aquilo que lhe é constitutivo:

(a) a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à avaliação, quando ela está avaliando uma ação.
(B) a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à avaliação, quando ela não está avaliando uma ação.
(C) a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela está avaliando uma ação
(D) a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela não está avaliando uma ação

04 - No livro Pensamento e Linguagem, está escrito que “A estrutura básica da teoria de Piaget apóia-se no pressuposto de uma sequência genética de duas formas opostas de intelecção, as quais, segundo a teoria psicanalítica, servem ao princípio do prazer e ao princípio da

(A) psicanálise.
(B) realidade”.
(C) inteligência.”
(D) moralidade.”

05 - Sara Pain, no livro Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem, a respeito das condições internas e externas da aprendizagem, conclui: “Para resumir, lembremos que existem dois tipos de condições para a aprendizagem: as externas, que definem o campo do estímulo, e as internas que definem o

(A) sujeito.
(B) pensamento.
(C) comportamento.
(D) aprendizado


Gabarito

01 - (D) leitura.

02 - (A) intervenções coerentes.

03 -  (C) a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela está avaliando uma ação

04 - (B) realidade”.

05 - (A) sujeito.

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