Quem não cola, não sai da escola
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Conhecimentos Pedagógicos - Parte XII Empty Conhecimentos Pedagógicos - Parte XII

Dom 14 Jan 2024, 6:17 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte XII

01 - Em seu livro “Com todas as letras”, Emília Ferreiro afirma que “a aquisição da língua escrita inclui a aprendizagem de um código, porém não se reduz a ele” (2005, p.75). Assim, num processo de alfabetização, as crianças devem:


(A) ouvir leitura em voz alta de diferentes registros da língua escrita, visando à memorização de informações importantes
(B)  ser convidadas a escrever com diferentes propósitos e sem medo de cometer erros, pois suas escritas são aceitas, analisadas e comparadas, sem punições
(C) explorar diferentes portadores textuais (jornais, revistas, calendários etc.), desde que já saibam ler palavras simples e pequenos textos
(D)  ser autorizadas a perguntar, quando for conveniente


02 - Ao fazer a gestão de seu currículo, a instituição escolar deve ser criteriosa com a escolha da abordagem com a qual vai integrar componentes curriculares, áreas de conhecimento e temas sociais. Dentre as opções, destaca-se aquela que é entendida como a forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais, de modo a estarem presentes em todas elas. Esta perspectiva é nomeada de:


(A) multidisciplinaridade
(B) interdisciplinaridade
(C)  transversalidade
(D)  transdisciplinaridade


03 - Ao discutir a relação entre “diferença, aprendizagens e avaliação”, Maria Teresa Esteban faz um alerta: “... quando identificamos as diferentes aprendizagens realizadas pelos estudantes com não aprendizagem, por não corresponderem aos padrões escolares, a diferença justifica a desigualdade” (2010, p. 50). Para evitar tal situação, é preciso que professores e crianças:

(A) dialoguem e indaguem os processos de exclusão impostos aos estudantes cujos movimentos de aprendizagem são percebidos como caóticos
(B) recusem discussões sobre desigualdade na escola, a fim de não reforçar o problema
(C) não ignorem a existência de diferentes culturas, reconhecendo-as como objeto de conhecimento
(D)  construam com seus pares ações paliativas para a questão

04 - Entendemos que cada criança tem sua própria história, composta de múltiplas experiências. Sob esse ponto de vista, no ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é preciso considerar que o envolvimento da criança com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno é o ponto de partida para:


(A) o aprofundamento do estudo sobre as cadeias produtivas de diferentes materiais e o seu impacto no ambiente, sem interferência na qualidade de vida
(B) a elaboração de modelos explicativos para as transformações da matéria, fundamentando a argumentação em conhecimentos científico-tecnológicos
(C) a compreensão dos processos evolutivos que permitiram ao homem a criação de artefatos e equipamentos para substituição dos recursos naturais, garantindo, assim, a vida sustentável
(D) a construção das primeiras noções sobre o uso e as propriedades de materiais, bem como suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade

05 -  A avaliação formativa tem como pressuposto básico a continuidade do processo de aprendizagem e a intervenção pedagógica desafiadora. De acordo com Jussara Hoffmann (2014), para que essa perspectiva avaliativa se efetive é fundamental:

(A) a postura mediadora do professor, que encoraja a (re) organização do saber
(B) a precisão na contagem de erros e acertos nos diferentes instrumentos de avaliação
(C) o abandono das notas e o emprego exclusivo de conceitos, a fim de evitar a classificação de estudantes
(D) a aplicação de testes não apenas no final, mas ao longo do processo, para que os resultados sejam constatados


Gabarito

01 - (B)  ser convidadas a escrever com diferentes propósitos e sem medo de cometer erros, pois suas escritas são aceitas, analisadas e comparadas, sem punições
02 - (C)  transversalidade
03 - (A) dialoguem e indaguem os processos de exclusão impostos aos estudantes cujos movimentos de aprendizagem são percebidos como caóticos
04 - (D) a construção das primeiras noções sobre o uso e as propriedades de materiais, bem como suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade
05 - (A) a postura mediadora do professor, que encoraja a (re) organização do saber
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