Quem não cola, não sai da escola
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/10/2022
https://q-n-c-n-s-d-e.forumeiros.com

Conhecimentos Pedagógicos - Parte IX Empty Conhecimentos Pedagógicos - Parte IX

Sáb 13 Jan 2024, 10:40 am
Conhecimentos Pedagógicos - Parte IX

01 - Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que

a)o bom ensino é aquele que acompanha o aprendizado
b)o bom ensino é aquele que se adianta ao aprendizado
c)o bom ensino é aquele que segue o aprendizado
d)o bom ensino é aquele que ignora o aprendizado.

02 - O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

a) os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção
b) o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos
c) o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas
d) o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.


03 - Analise as afirmações abaixo. I. Os processos mentais superiores têm origem em processos sociais; o desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social. II. A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como fundamental para seus próprios objetivos. III. Tudo no comportamento parte da ação. Até mesmo a percepção é uma atividade e a imagem mental é uma imitação interior do objeto. IV. Não leva em consideração o que ocorre na mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. O que interessa é o comportamento observável. Cada uma das afirmativas corresponde à concepção de aprendizagem de um teórico da educação. Assinale a alternativa em que a sequência dos nomes dos teóricos está de acordo com as assertivas, de cima para baixo

a) Ausubel, Piaget, Vygotsky, Rogers  
b) Piaget, Rogers, Vygostky, Skinner  
c) Vygotsky, Rogers, Piaget, Skinner  
d) Vygotsky, Ausubel, Piaget, Skinner


04 - Uma professora levou os alunos ao Jardim Zoológico. Antes, ela pediu que cada aluno se manifestasse sobre o que eles veriam lá e pediu que levassem máquinas fotográficas. Juntamente com a turma, a professora montou um mural com as fotos tiradas no Zôo. A partir das imagens, os alunos categorizam os animais segundo as características comuns observadas. A organização apresentada pelas crianças mostrava uma compreensão simplificada do conceito de cada grupo de animais. Diante dessa constatação, a professora elaborou um planejamento de atividades pedagógicas que considerasse o aprendizado dos conceitos e uma discussão sobre os significados atribuídos pelas Ciências. Nessa situação, é correto afirmar que

a) epistemologia genética, de Piaget
b) behaviorismo, de Skinner
c) aprendizagem significativa, de Ausubel
d) histórico- cultural, de Vygotsky.


05 - No livro “Democratização da Escola Pública”, José Carlos Libâneo defende que é preciso valorizar a escola como instrumento de apropriação do saber, para uma participação organizada e ativa no processo de transformação da sociedade. Essa concepção de escola constitui a tendência pedagógica conhecida como:

(A) progressista crítico-social dos conteúdos
(B) progressista libertária
(C) liberal renovada progressivista
(D)  liberal tradicional


Gabarito

01 - (d) o bom ensino é aquele que ignora o aprendizado.
02 - (b) o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos
03 - (c) Vygotsky, Rogers, Piaget, Skinner
04 - (c) aprendizagem significativa, de Ausubel
05 - (A) progressista crítico-social dos conteúdos

Admin gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos