Conhecimentos Pedagógicos - Parte X
Dom 14 Jan 2024, 5:46 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte X
01 - É equivocado chamar a BNCC de currículo nacional, pois, dadas as características constitutivas do Brasil (autonomia dos entes federados, diversidade cultural e desigualdades sociais), surge a necessidade de garantir a equidade na educação, que exige a construção de currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Isso implica:
(A) compromisso com os alunos deficientes, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas integrativas
(B) abertura das escolas à pluralidade e à diversidade, tornando as acessíveis a todos, sem exceção
(C) reconhecimento e apreciação exclusiva das três culturas que formam a identidade brasileira (portuguesa, africana e indígena)
(D) igualdade de condições apenas para o acesso à escolarização, pois o percurso será definido pelas habilidades pessoais de cada estudante
02 - Fazendo uma análise crítica do espontaneísmo educacional, Gadotti, com base em Snyders (1916), afirma que “a omissão do professor torna-se não uma atitude democrática, mas uma ação conservadora disfarçada sob a aparência do respeito humano” (GADOTTI, 2005, p.305). Nesse sentido, ao assumir seu compromisso ético e social, o professor deve:
(A) posicionar-se como orientador da evolução das crianças, construindo, com elas, possibilidades pedagógicas
(B) permitir que a criança realize a sua natureza humana, com poucas interferências
(C) entender a escola como aparelho reprodutor das desigualdades que caracterizam a sociedade capitalista
(D) usar sua autoridade para controlar o processo de aprendizagem da criança, determinando o seu resultado (aprovação ou reprovação)
03 - Documento de caráter normativo, a conhecida Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Esse conjunto orgânico e progressivo de conhecimentos e competências, apresentado no documento, recebe o nome de:
(A) aprendizagens essenciais
(B) objetos de conhecimento
(C) campos de experiências
(D) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
04 - De acordo com a BNCC, no ensino fundamental, espera-se que o trabalho pedagógico esteja comprometido com o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático, que são as seguintes:
(A) memorização, repetição, raciocínio e argumentação
(B) representação, repetição, memorização e resolução de problemas
(C) raciocínio, representação, comunicação e argumentação
(D) raciocínio lógico, memorização, resolução de problemas e argumentação
05 - Ana, professora de anos iniciais do ensino fundamental, está planejando o ensino de linguagens para sua turma de 3º ano. De acordo com os fundamentos teórico- metodológicos elencados na BNCC, Ana deve privilegiar em seu planejamento:
(A) - as atividades que permitam o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala
(B) - a criação de texto com o intuito de opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação
(C) - a leitura de palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas
(D) - o texto como o centro das práticas de linguagem, em que seja considerada não só a linguagem verbal, mas também as outras semioses, que articulem o verbal, o visual, o gestual, o sonoro
Gabarito
01 - (B) abertura das escolas à pluralidade e à diversidade, tornando as acessíveis a todos, sem exceção
02 - (A) posicionar-se como orientador da evolução das crianças, construindo, com elas, possibilidades pedagógicas
03 - (A) aprendizagens essenciais
04 - (C) raciocínio, representação, comunicação e argumentação
05 - (D) o texto como o centro das práticas de linguagem, em que seja considerada não só a linguagem verbal, mas também as outras semioses, que articulem o verbal, o visual, o gestual, o sonoro
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|