Conhecimentos Pedagógicos - Parte XI
Dom 14 Jan 2024, 6:10 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte X
01 - Segundo a professora Ilma Passos da Veiga (1998), pode-se entender o projeto político-pedagógico como:
(A) a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Sua construção parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério
(B) uma ação intencional dos funcionários da escola, com o sentido explícito de reafirmar a total autonomia da escola e validar a liberdade de cada professor em sua sala de aula
(C) o organizador do trabalho pedagógico na sala de aula, que inclui sua relação com o contexto social imediato, sem intervir, no entanto, na dinâmica escolar como um todo
(D) um documento que formaliza as intencionalidades pedagógicas do corpo docente de uma escola e é apresentado às autoridades para dar autorização de funcionamento à instituição
02 - Flávia concluiu o curso de Pedagogia em junho do presente ano e pretende atuar em classes de educação infantil. Sendo assim, suas ações pedagógicas serão voltadas às crianças de zero a cinco anos, com o objetivo de:
(A) preparar para o ensino fundamental, utilizando material estruturado, composto por atividades de coordenação motora e de consciência fonológica
(B) ensinar e avaliar, cumprindo integralmente o currículo prescrito e aplicando instrumentos de acompanhamento, visando à promoção para a etapa seguinte
(C) cuidar e proteger, sem preocupação com aprendizagens, pois nessa faixa etária o mais importante é suprir as necessidades relacionadas aos aspectos biológicos do corpo
(D) educar e cuidar, propiciando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada
04 - O educador John Dewey (1859-1952) é considerado criador do Método dos Projetos, que sugere a substituição da ação dos professores pela ação dos alunos. A fórmula de sua pedagogia é
(A) aprender fazendo
(B) aprender a ser
(C) aprender para fazer
(D) aprender a conviver
05 - Mariana, professora do 2º ano do ensino fundamental, atenta ao fator tempo, escolheu elaborar o planejamento de seu trabalho pedagógico usando uma modalidade organizativa que reúne atividades coletivas, grupais e individuais. A duração dessas atividades é limitada a algumas semanas de aula, as quais têm um único propósito explícito, compartilhado com as crianças. A modalidade organizativa escolhida por Mariana foi:
(A) sequência de atividades
(B) projeto de trabalho
(C) conjunto de atividades habituais
(D) situações independentes (ocasionais e de sistematização)
Gabarito
01 - (A) a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Sua construção parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério02 - (D) educar e cuidar, propiciando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada
03 - (A) aprender fazendo
04 - (A) sequência de atividades
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|