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Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXXI Empty Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXXI

Dom 11 Fev 2024, 1:19 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXXI

01 – São diversas maneiras de se observar a materialização da Politica educacional e na forma mais próxima das instituições escolares podemos citar a elaboração e a efetivação do Projeto Politico Pedagógico – PPP, que desencadeia, por meio da ação coletiva e processual, todas as interfaces necessárias para identificar a instituição de ensino pela qual se reconhece.

Portanto é o documento de identidade da escola.

Dessa maneira, é INCORRETO afirmar:


(A) O Projeto Politico Pedagógico como um todo deve ser estruturado contando com a colaboração e participação de todos os pares envolvidos na instituição escolar, tal como direção, coordenação pedagógica, professores, equipes administrativas.

(B) O Projeto Politico Pedagógico é documento de identidade do professor, da instituição como um todo e compõe e estrutura administrativa e pedagógica de cada unidade escolar.

(C) O Projeto Politico Pedagógico deve ser preocupação apenas da coordenação pedagógica da escola, não devendo ser discutido de forma coletiva, pois nem mesmo os professores gostam de se envolver nessa atividade.

(D) As instituições de ensino, tanto as de ordem pública como as privadas precisam estruturar o seu PPP de acordo com a realidade de suas demandas, também de maneira coletiva.


02 – O Projeto Politico Pedagógico – PPP, enquanto instrumento orientador do fazer escolar deve conter objetivos, metais e ações que tragam, implicitamente, reflexões aprofundadas sore a finalidade da instituição, sua função social e as escolhas teórico-metodológicas da realidade.

Essas ações devem ser desenvolvidas pela escola e alicerçadas na busca pela formação de indivíduos críticos e atuantes no meio social.

Considerando o Projeto Politico Pedagógico – PPP, como uma importante diretriz que deve prever ações de melhoria para a aprendizagem, bem como reduzir os problemas identificados pela comunidade escolar, NÃO corresponde aos pressupostos do PPP na escola:


(A) Para a sua elaboração deverá ser ouvida toda a comunidade escolar e seu entorno.

(B) É um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideias da equipe escolar.

(C) A valorização dos profissionais da educação e seu aperfeiçoamento permanente deve fazer parte dele.

(D) Seu foco principal é a gestão escolar, pois ela orienta e organiza todo o trabalho da escola, sendo seu sujeito principal.

03 – Vasconcelos (2019) afirma que um Projeto Politico Pedagógico tem como finalidade:


(A) Proporcionar a divisão ideológica das equipes de trabalho.

(B) Acentuar o caráter fragmentário das pratica educativas.

(C) Estimular as práticas individualistas

(D) Fortalecer o grupo para avançar na autonomia e na criatividade.


04 – Na Educação Infantil a avaliação é realizada através de

(A) Provas e Testes

(B) Exercícios orientados

(C) Exames finais

(D) Registros e Observação


05 – Na LDB são considerados públicos-alvo da educação especial, exceto alunos com

(A) Transtornos Específicos de aprendizagens

(B) Superdotação

(C) Transtornos Globais do Desenvolvimento

(D) Deficiência



Gabarito

01 - (C) O Projeto Politico Pedagógico deve ser preocupação apenas da coordenação pedagógica da escola, não devendo ser discutido de forma coletiva, pois nem mesmo os professores gostam de se envolver nessa atividade.
02 - (D) Seu foco principal é a gestão escolar, pois ela orienta e organiza todo o trabalho da escola, sendo seu sujeito principal.
03 - (D) Fortalecer o grupo para avançar na autonomia e na criatividade.
04 - (D) Registros e Observação
05 - (A) Transtornos Específicos de aprendizagens
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