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Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXIII Empty Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXIII

Ter 16 Jan 2024, 2:32 pm
Conhecimentos Pedagógicos - Parte XXIII

01 A Resolução CNE | CEB n*4, de julho de 2010 define Diretrizes Curricular Nacional. Sobre essas diretrizes, analise as afirmativas abaixo:

I – São normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino
II – São discutidas, concebidas e fixadas pelo conselho nacional de educação (CNE)
III – São documentos que continuam válidos mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
IV – As diretrizes curriculares dão a estrutura e os preceitos e a base do detalhamento de apenas conteúdos
V – Não serão mais necessários após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular

Estão Corretas apenas

(A) I, III e IV
(B) III, IV e V
(C) II, III, IV e V
(D) I, II e III

02 De acordo com as diretrizes curriculares nacionais gerais para a Educação Básica, qual alternativa não faz parte das modalidades da Educação Básica?

(A) Educação Inglesa
(B) Educação Escolar Indígena
(C) Educação Distancia
(D) Educação de Jovens e Adultos

03 Assinale a alternativa correta: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, o desafio posto pela contemporaneidade à educação é o de:

(A) Garantir contextualizadamente, o direito humano e social inalienável à educação
(B) Garantir, somente, a liberdade de expressão de todos os alunos
(C) Garantir, contextualizadamente, o direito de estudar em otinas escolas com educação de qualidade
(D) Garantir ao aluno direito humano universal, social e cultura de estudar no momento em que se sentir preparado

04 As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica estabelecem as bases comuns nacionais para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta

(A) A educação básica e obrigatória e gratuita dos 4 anos aos 17 anos de idade, assegurada sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria (4 a aos 17 anos)
(B) A definição do currículo das escolas no ensino fundamental cabe aos municípios, levando se e consideração as particularidades regionais, procurando homogeneizar as diferenças individuais dos estudantes brasileiros
(C) A duração mínima anual do calendário escolar é de 150 dias letivos, com o total de no mínimo 700 horas, recomendada a sua ampliação, na perspectiva do tempo integral
(D) As dimensões do educar e cuidar, em sua inseparabilidade, mostram-se indispensáveis para a atuação do professor na etapa da educação infantil

05 De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, os sistemas de ensino e as escolas adotarão como norteadores das politicas educativas e das ações pedagógicas os seguintes princípios

(A) Sociais, Filosóficos e Culturais
(B) Políticos, ambientais e científicos
(C) Estéticos, políticos e estéticos
(D) Éticos, Políticos e estéticos

06 Os Princípios fundamentais na Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica são de ordem:

(A) Filosófica, pedagógica e social
(B) Ética, pedagógica e politica
(C) Estética, ética e politica
(D) Filosófica e ética


Gabarito

01 - (D) I, II e III

02 - (A) Educação Inglesa

03 - (A) Garantir contextualizadamente, o direito humano e social inalienável à educação

04 - (D) As dimensões do educar e cuidar, em sua inseparabilidade, mostram-se indispensáveis para a atuação do professor na etapa da educação infantil

05 - (D) Éticos, Políticos e estéticos

06 - (C) Estética, ética e politica
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