Estatistica - Perguntas e Repostas - PARTE II
Seg 26 Dez 2022, 2:58 pm
Estatistica - Perguntas e Repostas - PARTE II
Perguntas
Questão 6: A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular como na gestão escolar [...] O universo escolar é constituído de vários campos que permitem o seu funcionamento. Ensinar é o propósito final da Instituição, porém para que esta funcione a contento se faz necessário que todos os seus departamentos "falem a mesma língua”, e os seus objetivos sejam bem demarcados. A história da estatística deixa claro que sua função é estatística, ou seja, levantamento de dados em determinada população, no qual se tem um objetivo para adquirir um resultado.”
Em uma escola o professor fez uma pesquisa contando com a participação de 50 alunos. Nessa pesquisa foram feitas duas indagações:
- Quantas horas você estudou para a prova de Matemática?
- Qual nota você tirou na prova de Matemática?
Com os dados colhidos foi calculado o coeficiente de correlação linear de Pearson, e o resultado foi 0,98. Com
este valor podemos concluir que:
A) Quanto maior o número de horas de estudo para a prova, menor a nota.
B) Quanto maior o número de horas de estudo para a prova, maior a nota.
C) Quanto menor o número de horas de estudo para a prova, maior a nota.
D) A correlação não é significativa.
E) Essas variáveis não possuem correlação.
Questão 7: Uma amostra é formada de 113 valores quantitativos. A mediana é:
A) O valor que ocupa a 57º posição em ordem crescente.
B) O valor que ocupa a 62º posição em ordem crescente.
C) A média entre os valores que ocupam a 62º e a 63º posição.
D) O valor que ocupa a 50º posição em ordem crescente.
E) A média entre os valores que ocupam a 64º e a 65º posição.
GABARITO
6 - B
7 - A
Perguntas
Questão 6: A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular como na gestão escolar [...] O universo escolar é constituído de vários campos que permitem o seu funcionamento. Ensinar é o propósito final da Instituição, porém para que esta funcione a contento se faz necessário que todos os seus departamentos "falem a mesma língua”, e os seus objetivos sejam bem demarcados. A história da estatística deixa claro que sua função é estatística, ou seja, levantamento de dados em determinada população, no qual se tem um objetivo para adquirir um resultado.”
Em uma escola o professor fez uma pesquisa contando com a participação de 50 alunos. Nessa pesquisa foram feitas duas indagações:
- Quantas horas você estudou para a prova de Matemática?
- Qual nota você tirou na prova de Matemática?
Com os dados colhidos foi calculado o coeficiente de correlação linear de Pearson, e o resultado foi 0,98. Com
este valor podemos concluir que:
A) Quanto maior o número de horas de estudo para a prova, menor a nota.
B) Quanto maior o número de horas de estudo para a prova, maior a nota.
C) Quanto menor o número de horas de estudo para a prova, maior a nota.
D) A correlação não é significativa.
E) Essas variáveis não possuem correlação.
Questão 7: Uma amostra é formada de 113 valores quantitativos. A mediana é:
A) O valor que ocupa a 57º posição em ordem crescente.
B) O valor que ocupa a 62º posição em ordem crescente.
C) A média entre os valores que ocupam a 62º e a 63º posição.
D) O valor que ocupa a 50º posição em ordem crescente.
E) A média entre os valores que ocupam a 64º e a 65º posição.
GABARITO
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